Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

domingo, 20 de junho de 2010

Com os Caminheiros em terras de Montemuro

Uma semana depois da actividade extra no Gerês e na Serra Amarela ... estávamos na actividade normal de Junho dos Caminheiros Gaspar Correia, no fim de semana de 19 e 20. O destino era a Serra de Montemuro,  de acordo com a prospecção feita em Maio e tendo também por base o  fim  de semana  feito
Geodésico da Lameira (1332m alt.), Sª Montemuro, 19.06.2010
com o CAAL em Julho de 2009. Esta actividade teve a curiosidade de ambas as caminhadas partirem do mesmo ponto: as Portas do Montemuro, na estrada Castro Daire - Cinfães. No sábado rumámos a ocidente, sobre as Fragas do Inferno e à vista das ruínas das Minas de Pombeiro, antigas minas de volfrâmio. As panorâmicas são espectaculares, avistando-se o vale do Paiva e as serranias do S. Macário e do Portal do Inferno. Depois do vértice da Lameira, contornámos o vale de Sobreda e Moimenta, rumo ao caos granítico do Perneval e à aldeia de Aveloso ... sempre à "sombra" da "plantação" de eólicas que proliferam naquelas cumeadas.
Seguia-se a descida para a aldeia abandonada de Levadas e desta para a Tulha Nova, ao longo de velhas linhas de água e caminhos rurais.
Descida para a aldeia de Levadas, 19.06.2010
Espigueiro na aldeia abandonada de Levadas, 19.06.2010
Terminada a caminhada em Tulha Nova, o autocarro levou-nos  ao  longo  do  vale do  Paiva  até  Castro
Entre as Portas e o cume do Montemuro, 20.06.2010
Daire e às termas do Carvalhal.
No dia seguinte ... regressávamos às Portas de Montemuro, para partir desta feita em direcção nordeste, rumo ao cume do Montemuro, a 1381 metros de altitude.
Sempre pela cumeada, seguimos depois para o alto da Pena e para a aldeia de Gralheira ... onde nos esperava uma piscina natural no rio Cabrum. Foi aqui o almoço, a que se seguiu a travessia do alto do Cotelo, até à aldeia do mesmo nome. O autocarro esperava-nos junto ao rio Balsemão ... para o regresso a Lisboa.
Alto da Pena e aldeia de Gralheira, serra de Montemuro, 20.06.2010
As duas caminhadas deste fim de semana em Montemuro:
12/09/2011

Sem comentários: