Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Nas faldas do Xálima ... e quando chego ao fim do "meu" Ensino

Em Maio de 2008, tínhamos levado pela primeira vez toda a nova "prole" a Vale de Espinho. O neto e neta
Ponte de Carrecia, Acebo, nas faldas do Xálima, 30.06.2008
tinham de começar a conhecer o nosso "retiro espiritual"... J! Regressámos lá no fim de Junho. Do lado espanhol, a Serra da Gata e o Xálima continuavam a chamar-me. No dia 30, desço sozinho as encostas do Xálima, para sul, em direcção a Trevejo, mas depois para leste, atravessando a povoação de Acebo. Descubro o paraíso das piscinas naturais de Jevero e da ponte de Carrecia e subo o vale da Cervigona, até à pequena barragem do Prado de Las Monjas, para acompanhar depois a ribeira de Acebo até à base da cascata da Cervigona, junto à antiga "fábrica de luz". O regresso ao carro ... foi um trepar sucessivo, ao longo das velhas tuberías da velha fábrica, até ao planalto, já castelhano, de onde se precipita a ribeira.
Cascata da Cervigona, 30.06.2008
Ao longo das tuberías da velha fábrica de luz, Cervigona
Ao chegar ao carro, tinha completado 34 km de mais uma bela caminhada solitária em terras do Xálima.
Menos de um mês depois, estávamos em férias. A 22 de Julho voltávamos a Vale de Espinho. Mas as férias de verão de 2008 iam ser especiais...! Apaixonado que sempre fui pela minha profissão, a minha relação com o estado actual do ensino tinha-se contudo deteriorado por completo, como já deixei expresso nos artigos relativos ao ano lectivo de 2003/2004 e a Outubro de 2006. Em 2008, com 34 anos de serviço, uma nova legislação permitia-me pedir a aposentação antecipada, com penalização. Não pensei duas vezes! Gostei muito, mas muito mesmo, de ser professor ... quando era professor...! E antes que a paixão se transformasse em ódio, pedi a aposentação. Se 2003/2004 foi o princípio do fim do "meu" Ensino ... 2007/2008 viria a ser o fim ... e o início de umas "férias eternas"... J! Efectivamente, a aposentação chegou nestas férias de verão de 2008 ... que se transformaram em eternas! A minha "colega especial", companheira de uma vida, ainda lá teve de ficar até ao início de 2009, mas seguiu-me o exemplo assim que lhe foi possível. A penalização não foi pequena (e muito menos multiplicada por dois...) ... mas o dinheiro não é tudo na vida ... nem sequer o mais importante! O mais importante na vida ... é vivê-la...

Caminante, no hay camino, se hace camino al andar
Antonio Machado
A 25 de Julho estávamos a sair de Vale de Espinho ... rumo às terras mágicas do Gerês!
17/08/2011

Sem comentários: