Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

terça-feira, 11 de agosto de 1998

O "milagre" das terras de Auvergne e Cévennes...

Em Maio de 1989, pouco depois da grande travessia do Gerês e do gélido acampamento no Mezio, as fragas e pragas do destino tinham-me trazido nuvens negras. Para além do que então escrevi, não voltei a falar dos distúrbios da minha companheira de tantas fragas vividas. Para quê falar? Foram anos de oscilações, alturas mais estáveis alternando com crises depressivas ou eufóricas. Mas, no verão de 1998 ... deu-se um "milagre". Não ainda o milagre duradouro ... mas um estranho "milagre".
Tínhamos passado o fim de semana prolongado dos feriados de Junho na Barragem de Cabril, perto de Pedrógão. Foi a última vez que o júnior mais novo ainda nos acompanhou. Ambos haviam crescido, ganho as suas próprias asas, seguido as suas próprias fragas. Nesses dias, voltei a Almoster e ao Alto de Pousaflores, na Serra de Alvaiázere (Sicó), onde tinha acampado 11 dias, em 1971. Tinham-se passado
Fronteira francesa, próximo de Roncesvalles, 25.07.1998
quase 30 anos! 30 anos de deambulações, de "aventuras" ... por fragas e pragas...
Diversos períodos da praga que nos assolara tinham sido já caracterizados pela coincidência entre crises depressivas em casa e uma melhoria quando saíamos. Mas o verão de 1998 trazia-nos as primeiras férias exclusivamente a dois. Em plena crise depressiva profunda, o receio dos efeitos da partida e da falta dos filhos era grande ... mas poucas horas depois tudo parecia renascer ... e estas férias viriam a ser as mais estáveis dos últimos 9 anos ... e alguns dos melhores dias das nossas vidas!
A 24 de Julho de 1998, partíamos para as nossas
Tours, 27.07.1998 ... "ressuscitada"
primeiras férias a dois, na autocaravana. Destino: França. A primeira e longa etapa, de mais  de  900 km, levou-nos aos arredores de Pamplona, para no dia seguinte entrar em França por Roncesvalles. Nas montanhas pirenaicas ecoavam os sons da batalha, ouvia-se a gesta da Chanson de Roland ...
Puy-de-Dôme visto de
Clermont-Ferrand, 29.07.1998
enquanto a minha musa acordava para a vida. Nesta primeira parte, o destino era mais uma vez Tours, nas margens do Loire que mais tarde quase íamos ver nascer, onde passámos 3 dias, agradecendo a San Martin o "milagre" que se começava a dar.
A 29 de Julho saíamos de Tours para terras de Auvergne. Terras de vulcões e de montes dourados, Clermont-Ferrand, o Puy-de-Dôme, Le Mont-Dore, St. Nectaire, Murol, seriam nomes que nos ficaram para sempre gravados como uma canção, a canção de uma paz que há muito não conhecíamos. Chegámos a fazer etapas ... de menos de 50 km. No simpático camping de Mont-Dore descansámos um dia inteiro. Em St. Nectaire encantámo-nos nas "Fontaines pétrifiantes" e vivemos "Les Mystères de Farges" ... de onde aliás trouxe uns bons queijos St Nectaire...J. E no castelo de Murol, à noite, assistimos a um espectáculo de recriação medieval, "Le Cercle Magique", pelos "Compagnons de Gabriel".
Por terras de Auvergne, 29 a 31.07.1998
"Le Cercle Magique", Castelo de Murol, 31.07.1998
No primeiro  dia  de Agosto dirigíamo-nos  ao  alto Loire.  Por Besse e St. Flour,  chegámos  a  Le  Puy-en-
Parque Natural dos Vulcões de Auvergne, 1.08.1998
Velais, debruçada sobre o Loire. Dedicámos também um dia inteiro a esta bonita e simpática cidade, afamada pelas suas rendas de bilros.
De Murol ao Alto Loire, 1 a 3.08.1998
Depois de Puy-en-Velais, subimos o curso do alto Loire, rumámos a sul, passámos de Auvergne para o Parque Nacional de Cévennes, onde o principal atractivo natural são as Gorges du Tarn et du Jonte, verdadeiras muralhas naturais de paredes traçadas por aqueles pequenos rios, cujas águas correm para o Garona.  Em Le Rozier,  na confluência dos dois rios,  reservámos  um  dia para um dos  muitos  percursos
Parque Nacional de Cévennes e regresso, 3 a 11.08.1998
pedestres possíveis, o da Ermitage de St.-Michel, ao longo do Jonte e da Corniche du Causse Noir. Uma caminhada pequena, de cerca de 8 km, mas com perspectivas fabulosas sobre o desfiladeiro, alternando com grandes zonas arborizadas e frescas.
E no dia 6 de Agosto, em Le Rozier ... encontrámo-nos com a "equipa" da Pilote, que também andava por terras de França! Com eles visitámos duas atracções naturais desta região perdida do sul de França: as grutas de Aven Armand e o Abîme de Bramabiau. Seguiu-se Nîmes, Pont du Gard, Avignon, Arles, um cheirinho da Camargue em Aigues Mortes ... e depois passámos um dia na praia, em Gruissan Plage, próximo de Narbonne.
Os últimos três dias foram o "coming home", com uma passagem pela Costa Brava e um matar de saudades de Barcelona, onde também nos despedimos da Pilote e dos seus ocupantes, que, em primeira visita, por lá ficaram mais tempo. Confirmando da pior maneira o "milagre" destas férias ... assisto contudo a uma queda brusca para a depressão ... no dia seguinte a chegar a casa! A "praga" duraria ainda mais um ano.

A caminhada das Gorges du Jonte / Ermitage Saint Michel no Wikiloc / Google Earth ... e em vídeo:
 
19 de Abril de 2011

Sem comentários: