Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

domingo, 3 de maio de 1998

De Granada à Serra de Grazalema ... e a Doñana

Férias da Páscoa de 1998. Os meus progenitores, então com 73 anos, o pai, e a completar 75, a mãe ... andavam em digressão pelo sul de Espanha.  Os  "peregrinos"  das autocaravanas Riviera e  Pilote  tinham
Inaugurada havia dias, atravessamos
a nova Ponte Vasco da Gama, 4.04.98
delineado para as férias da Páscoa igualmente uma visita a Córdova, Granada, Ronda...! Reunidas estavam as condições ... para nos encontrarmos para a comemoração dos três quartos de século da minha mãe! E assim foi. Ponto de encontro ... o Camping "Sierra Nevada", em Granada, onde havíamos estado 14 anos antes ... na velhinha VW "pão-de-forma"!
Assim, pela recém inaugurada Ponte Vasco da Gama,  no sábado 4  de
6.04.1998 - 3/4 de século em Granada...J
Abril dirigimo-nos a Sul, rumo a Badajoz e a Córdova, onde passaríamos o dia seguinte. O dia 6, dia do aniversário, levou-nos ainda à enigmática cidade de Guadix, escavada na rocha argilosa ... e a meio da tarde estava reunida a "equipa". O "banquete" teve lugar no apartamento onde a aniversariante estava alojada, no Motel anexo ao parque de campismo de Granada...J!
O dia seguinte, ainda com toda a "equipa", foi dedicado a Granada.
Granada: o apelo da Serra Nevada, 7.04.1998
Para além dos sempre atractivos motivos da cidade, a Serra Nevada chamava por nós, mas a estrada que 14 anos antes nos levara ao Veleta estava agora cortada, pela neve e pela passagem da zona a Parque Nacional. Assim, no dia 8, cada família seguiu seu caminho. A nós, cabía-nos a serrania de Ronda e o Parque Natural de Grazalema. Em Ronda, o espectacular desfiladeiro que atravessa a cidade vale só por si uma visita.
O Parque Natural de Grazalema é um conjunto de serranias cobertas de verde, no interior da província de Cádiz. Um agradável camping rural em plena serra alojou-nos nestas paragens, antes de um regresso a casa que incluiria ainda contudo
Grazalema, 8.04.1998
uma passagem por Matalascañas e um dia familiar passado em Monte Gordo.

Poucos dias depois estaria de novo em Matalascañas ... com alunos. Para além dos 10º anos que tinham ido à Arrábida e ao Gerês, eu leccionava também 12º ano. Em conjunto com alunos do habitual colega e amigo de Português, no dia 28 de Abril partíamos para Sevilha, já que esta viagem tinha também a natureza de viagem de finalistas. Esse primeiro dia destinava-se também a uma curta visita à alentejana Serpa, bem como às Grutas de Aracena.
Visita a Sevilha e Doñana, 28.04 a 2.05.1998

Todo o dia 29 foi dedicado à capital da Andaluzia, tendo por base a Pousada de Juventude de Sevilha. Depois, o destino foi Doñana, começando pelos centros de interpretação e pelos pequenos percursos pedestres de La Rocina e El Acebuche. E o dia 1 de Maio era o dia da "aventura" em profundidade, a visita nos grandes jeeps de Doñana. Talvez mais do que nunca, o espectáculo grandioso das aves aquáticas acompanhando os jeeps emprestavam aventura e "magia" àqueles épicos quilómetros sem estradas.
E por Huelva e Vila Real de Santo António ... o dia seguinte marcaria o regresso. 5 dias marcados, mais uma vez, pelo convívio e solidariedade entre todos.
18 de Abril de 2011

Sem comentários: