Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

quarta-feira, 28 de agosto de 1996

Regresso aos Picos de Europa e à Galiza ... em autocaravana

A 1 de Agosto de 1996, estava a partir de Vale de Espinho rumo, mais uma vez, à Espanha verde, à Cordilheira Cantábrica. Embora nunca tivéssemos gostado de ficar fora de parques de campismo, a autocaravana permitia maior liberdade e autonomia. O primeiro destino eram os Picos de Europa. Íamos procurar "explorar" zonas que ainda não conhecíamos, como o famoso desfiladeiro do rio Cares, a "garganta divina".  Por  Leon  e  Riaño,  entrámos nos Picos  de  Europa pelo sul,  passando o  Puerto  de
Desfiladeiro de La Hermida, Rio Deva, 2.08.1996
Pandetrave (1562m). A ideia era "acampar" na pequena aldeia de Santa Marina de Valdeón, de onde atingiríamos Posada de Valdeón e Caín, já sobre o Cares. No entanto ... a estradinha para Santa Marina foi estreitando ... estreitando ... e à entrada da aldeia foi preciso regressar, já que a autocaravana não cabia nas estreitas ruas! Contornámos então o maciço central, e numa tarde de nevoeiro percorremos a bonita estrada do Puerto de San Glorio (1609m), rumo a Potes e ao já nosso conhecido camping "La Isla, Picos de Europa". Potes é sempre aquela cativante aldeia, como que parada no tempo. Mas desta vez, feita a "escala", no dia seguinte rumámos a Arenas de Cabrales, ao longo do rio Deva e do desfiladeiro de La Hermida. E em Arenas de Cabrales, já à beira do Cares, instalámo-nos por 3 noites no camping "Naranjo de Bulnes" ... que igualmente viria a ser uma referência para outras "aventuras".
E a partir de Arenas de Cabrales lançámo-nos então na Senda del Cares. Fazer a Senda del Cares é um percurso "obrigatório" para os amantes da Natureza e da montanha. Primeiro na caravana até Poncebos, início do fabuloso trilho que atravessa o maciço central, depois a pé ao longo dos seus 12 km ... transformados  em  24  na ida e volta!  De  um lado e outro do rio,  os enormes  paredões  rochosos  foram
Ruta del Cares, 4.08.1996
Ruta del Cares, 4.08.1996
Ruta del Cares, 4.08.1996
como que talhados a pique na rocha calcária. Acima de nós, a noroeste, estão os Lagos Ercina e Enol, os lagos de Covadonga; a sudeste, as alturas de Torre Cerredo e do mítico Naranjo de Bulnes. Sentimo-nos pertencer à montanha, à turbulência das águas do Cares, à própria rocha escavada em múltiplos túneis ao longo da parte final do trilho. Trilho que termina em Caín, já em terras leonesas. Aí almoçámos ... para à tarde repetir o trilho no sentido inverso.
Luarca, 7.08.1996 - Reconstituição de uma foto com 14 anos...J
O dia seguinte, 5 de Agosto, foi dia de descanso em Arenas de Cabrales, até porque a chuva predominou. O paraíso verde também significa, claro ... precipitação mesmo nos meses de verão. Depois, rumámos ao ocidente das Astúrias ... e à Galiza. Uma etapa intermediária levou-nos a Luarca, ainda nas Astúrias, a simpática vila de pescadores que tínhamos conhecido 14 anos antes. Uma foto "histórica" feita nessa altura, com o nosso júnior escondendo uma flor para entregar à mãe ... foi reconstituída com esse mesmo júnior 14 anos mais velho...J!
Mas este 7 de Agosto de 1996 ficaria tragicamente marcado na história de Espanha e na história campista: ao ouvirmos as notícias, em Luarca, soubemos da trágica avalanche que dizimou o Camping "Las Nieves", em Biescas, Pirenéus, na qual morreram 87 pessoas e mais de 180 ficaram feridas!
Entrámos na Galiza por Ribadeo, percorrendo depois a costa norte. Um dia de descanso em Viveiro ... e seguia-se a Coruña e Santiago de Compostela. Como o júnior mais pequeno diz no filme, para uns era recordar ... para ele era conhecer. E as férias terminaram em Valença do Minho e em Santa Cruz, em convívios de amizade e familiar. Um mês depois, as duas autocaravanas e a equipa do périplo britânico do verão de 1995 juntavam-se de novo ... para um curto fim de semana em Vila Nova de Milfontes.
Pelos Picos de Europa, 2 a 6.08.1996
Em Luarca e regresso pela Galiza, 7 a 11.08.1996

A Senda del Cares no Wikiloc / Google Earth:


31 de Março de 2011

1 comentário:

JORGE FIGUEIREDO SANTOS disse...

Gostei em particular de conhecer a paisagem da região de Covadonga a esta escala, que dá uma dimensão relativa do terreno em que se travaram esses célebres combates do século VIII.