Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

quinta-feira, 25 de abril de 2002

Picos de Europa, versão 2002

Em 2002, eu tinha alunos do 11º e 12º anos, a maioria dos quais tinham ido ao Gerês em Abril de 2001. Faltava-lhes conhecer os Picos de Europa ... e Somiedo! A minha habitual colega bióloga (eheh...) partilhava alguns deles (em Técnicas Laboratoriais) e o meu velho companheiro destas lides, colega de História, juntou igualmente alunos da área humanista ... e a 20 de Abril de 2002 partíamos para a Cordilheira Cantábrica. Na altura, eu estava muito longe de prever o futuro, mas, à semelhança do Gerês no ano anterior, esta viria a ser a última actividade com alunos naquelas paragens...
Diversas características contribuíram contudo para que esta jornada, sendo a última ... tenha sido talvez a melhor conseguida, a mais bonita e "poética". Em Somiedo, fizemos finalmente a Ruta de Los Lagos, cancelada pela neve em 2000; nos Picos de Europa, o circuito de jeeps teve troços novos; e até o sentido geral foi o inverso do "tradicional", começando pela Cantábria, com escala em Osorno.
O segundo dia levou-nos à nascente do Ebro e às terras do Alto Campoó, subindo pela primeira vez com alunos ao Pico Tres Mares. Seguiu-se Santillana del Mar,  um cheirinho da costa cantábrica em  Comillas
Circo de Peña Remoña (teleférico
de Fuente De), 22.04.2002
e San Vicente de la Barquera, para depois descermos o desfiladeiro de La Hermida, em direcção ao "meu" velho Camping La Isla - Picos de Europa, em Potes, a partir do qual no dia 22 subimos ao Balcón del Cable, no teleférico de Fuente De. Mais uma vez, a envolvência daquelas montanhas e daquela Natureza agreste deu azo a que cada um vivesse a liberdade e a sua própria experiência, numa comunhão entre a alegria da amizade e do convívio com uma viagem ao íntimo de cada um dos participantes.
À tarde, seguiu-se o Mosteiro de Santo Toribio, a capela de São Miguel, a vila de Potes. E à noite ... voltámos ao miradouro da capela de São Miguel ... onde até se avistaram pirilampos gigantes...J! No dia seguinte ... mudávamo-nos para Arenas de Cabrales, para o também já velho camping Naranjo de Bulnes.
O dia 24 era o dia da "grande aventura": a Ruta del Cares e o circuito em todo-o-terrreno pelo maciço central dos Picos de Europa! Num esplêndido dia de Sol, as panorâmicas da "Garganta Divina", as sucessivas curvas e torrentes do rio, as quedas de água, tudo brilhava aos olhos daquele grupo de jovens maravilhados.
Ruta del Cares, 24.04.2002
Uma vez chegados a Caín, o almoço foi nas margens do Cares ... após o que nos esperavam os jeeps da Casa Cipriano. E que "aventura" vivemos naquela tarde. Querendo brindar-nos com um percurso ligeiramente diferente do dos outros anos em que os havia contratado, de Posada de Valdeón e do Puerto de Pandetrave seguimos para o Puerto de San Glorio, onde o monumento em pedra ao urso cantábrico foi ponto obrigatório de paragem, brincadeiras e filmagens.
Puerto de San Glorio, monumento ao urso, 24.04.2002
Do Puerto de San Glorio passámos para o vale de Liébana pela célebre pista de Cosgaya, subindo depois a Pembes, onde a pista atravessa um "túnel" por entre as próprias casas da aldeia. E de Pembes aos Puertos de Aliva, sempre a subir, a "odisseia" parecia quase um Troféu Camel. Nos Puertos de Aliva já estávamos de novo em terreno conhecido, com as habituais paragens no chalet real e na cumeada onde se atravessa a "fronteira" Cantábria / Astúrias. Aliás, mais uma vez, este périplo TT ligou as três comunidades dos Picos de Europa: Leão, Astúrias e Cantábria.
Pista de Cosgaya e Pembes, 24.04.2002
Puertos de Aliva, 24.04.2002
E pelas Vegas de Sotres descemos a Sotres ... e ao Bar Cipriano, da empresa dos jeeps. Depois, foi só descer a Arenas de Cabrales ... e estávamos no "nosso" Camping. Que aventura memorável!
A nossa "aventura" no Wikiloc / Google Earth
No dia seguinte, 25 de Abril, íamos partir para ocidente. Primeiro para o ocidente dos Picos de Europa - Covadonga e os Lagos Enol e Ercina - e depois para o ocidente das Astúrias ... para as terras mágicas de Somiedo!
Covadonga, 25.04.2002
Fotos: Telo Ferreira Canhão
Mais fotos desta viagem, da autoria de Filipe Coelho
24 de Maio de 2011

1 comentário:

Patrícia_tixica Fernandes disse...

Obrigada por me fazer recordar estas viagens :)
e obrigada por as ter realizado e nos aturado :)