Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

segunda-feira, 4 de agosto de 1997

Por belezas naturais do centro e norte ibérico...

Depois das "aventuras" com alunos, nos Picos de Europa, a autocaravana deu "asas" a dois fins de semana caseiros, por sinal seguidos: um em Setúbal (28 e 29 de Junho) e outro em Serpa (4 a 6 de Julho).
No parque de campismo
de Toledo, 25.07.1997
E a 25 de Julho de 1997, a "Riviera" levou-nos de partida para umas férias que foram uma espécie de volta por algumas das belezas naturais do centro e norte da nossa Ibéria. Começámos por Toledo, Aranjuez ... e Cuenca. Cuenca encanta-nos pelo insólito das suas "casas colgadas", quase suspensas sobre o rio Huécar, e, a caminho já de terras aragonesas, pela "Cidade Encantada". Estávamos em terras do Alto Tejo, com a mítica nascente do maior rio ibérico, perto da aragonesa Albarracín.
Cuenca, casas colgadas, 27.07.97
Um monumento, próximo da nascente do Tejo, personaliza o rio e as três províncias que lhe servem de cabeceira: Teruel,
Próximo da nascente do Tejo, 27.07.97
Cuenca e Guadalajara. Depois de um dia de descanso em Albarracín, inflectimos para noroeste, rumo a Soria (onde do Tejo passámos ao Douro) e ao Parque Natural do Canyon de Rio Lobos. Fantástica garganta aberta na rocha calcárea pela acção erosiva do rio Lobos, este canyon constitui um impressionante monumento natural. Do alto da planície a norte, a vista para o apertado vale subjuga-nos e leva-nos ao sabor do voo dos muitos grifos que por ali proliferam. Ao fundo, o velho castelo de Ucero, bem
Parque Natural do Canyon de Rio Lobos:
Castelo de Ucero, 29.07.1997
como o excelente parque de campismo onde iríamos ficar nas duas noites seguintes, já que reservámos o dia 30 para o percurso pedestre do canyon.

O último dia de Julho e o primeiro dia de Agosto levaram-nos à costa cantábrica, passando pela beneditina Santo Domingo de Silos, Burgos, e, já na Cantábria, à nascente do Ebro e ao Pico Tres
Ermita de San Bartolomé, Canyon de Rio Lobos, 30.07.1997
Mares, que com os seus 2175m de altitude é um dos pontos mais altos a que se pode chegar por estrada, na Cordilheira Cantábrica. Deve o seu nome ao facto dos 3 rios que nele nascem correrem para o Douro, para o Ebro e directamente para o Mar Cantábrico ... e portanto para três mares diferentes. As panorâmicas do topo são fabulosas, vendo-se toda a cordilheira ao longo das Fuentes Carrionas e Alto Campoo, no limite entre Palencia e a Cantábria.
Havíamos de ali voltar ... com alunos!
Do Pico Tres Mares descemos à costa ... e fizemos dois dias de praia, no Camping "La Paz", próximo de Llanes, Astúrias. É que ... tínhamos combinado um encontro entre a Riviera e a Pilote da viagem à Escócia...J!
Pico Tres Mares (2175m), 1.08.1997
Panorâmica para norte, Pico Tres Mares, 1.08.1997
Camping "La Paz", Llanes, 2.08.1997
Encontro autocaravanístico no
Camping "La Paz"...J
E um almoço em conjunto, 3.08.1997
De Llanes seguimos ao longo da costa asturiana, para oeste. Passámos as já nossas conhecidas Ribadesella e Arriondas ... após o que regressámos às montanhas. A seguir ... ia conhecer o paraíso!...
 
12 de Abril de 2011

Sem comentários: