Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

terça-feira, 26 de agosto de 1986

Pela Serra do Açor, Dunas de S. Jacinto ... e não só

Verão de 1986. Um colega de Sacavém e família convidam-nos para uns dias em Arganil e umas voltas pela Serra do Açor. Há muito que queria conhecer a famosa Mata da Margaraça. Assim foi: nos primeiros dias de Julho, tomámos como base a aldeia de Sarzedo, próximo de Arganil e debruçada sobre o Rio Alva, e dali corremos a belíssima zona da Serra do Açor.
Sarzedo, Arganil, Julho de 1986
Debruçados sobre o Alva
Na Fraga da Pena
Mata da Margaraça, Julho de 1986
Pela Mata da Margaraça
Piodão, encravada na Serra do Açor
Em Piodão, Julho de 1986
Estes dias de Julho foram contudo também de descanso e de leitura, no "retiro" das margens do Alva e, também, na barragem da Aguieira ... onde fizemos praia. E serviram ainda de mote para as férias de 1986, umas férias bem portuguesas ... para descansar das agruras desérticas do ano anterior...J!
S. Jacinto, 3 de Agosto de 1986
Na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto
Assim, no início de Agosto estávamos na ria de Aveiro, começando a nossa volta pela Natureza lusa na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, que ainda não conhecíamos.
Aspectos da Reserva Natural das
Dunas de S. Jacinto, Agosto de 1986
Como em muitos outros casos, esta primeira visita à reserva das Dunas de S. Jacinto originou ... diversas visitas com alunos, realizadas nos anos seguintes.
Sarzedo, Arganil: no rio Alva, Agosto 86
Mas as férias de 86 prosseguiram ... para as Serras do Açor e do Caramulo. Os dias de Julho à beira do Alva tinham deixado a vontade de lá voltar, tanto mais que precisamente em Sarzedo havia um parque de campismo; agora sem tenda nem "casa ambulante" ... havia bungalows. Depois, atravessámos a Serra do Açor, passámos as Minas da Panasqueira e fizemos nova "etapa" nas Termas de Monfortinho, com uma passagem por Monsanto ... chamada a "aldeia mais portuguesa de Portugal".
O morro de Monsanto da Beira, Agosto de 1986
Monsanto, Agosto de 1986
Em terras de Salvaterra do Extremo
Seguiram-se as terras de Salvaterra do Extremo e de Alcântara. Ao longo do Tejo, fomos a Cedillo, encravada entre a nossa Beira e o Alto Alentejo. Dezassete anos depois ... voltaria lá com o meu Grupo de Caminheiros!
Ponte de Alcântara, sobre o Tejo, Agosto de 1986
Ponte da Ajuda, entre Elvas e Olivença, Agosto de 1986
As últimas etapas foram em Olivença e em terras de Monsaraz ... mas as férias terminariam tradicionalmente em Santa Cruz, de onde, no fim de Agosto ... voltámos às "nossas" Berlengas.
E ... voltámos à Berlenga, Agosto de 1986
Praia e bairro de pescadores, Berlenga, Agosto de 1986
12 de Fevereiro de 2011

1 comentário:

Eduardo disse...

Olá Callixto. Belas recordações. Imagino-te a reviver todas as aventuras enquanto vais construindo os teus posts. Assim vives duas vezes. Parabéns.