Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

domingo, 3 de maio de 2009

Da Serra da Freita ao Alentejo florido

O concelho de Arouca e a Serra da Freita foram palco da actividade de Abril de 2009 dos Caminheiros Gaspar Correia, no fim de semana de 18 e 19. Sábado fizemos uma caminhada curta, entre a aldeia de
Aldeia de Vilarinho, Serra da Freita, 18.04.2009
Vilarinho e o alto do Campelo, a que se seguiu a visita ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, que incluiu a "Rota do Paleozóico", um percurso circular onde se conta um capítulo da história geológica desta região. Ali foram identificadas, até agora, dezanove espécies de trilobites que, para além de apresentarem um excelente estado de conservação, impressionam pelo gigantismo das suas formas e pelo facto de pertencerem a espécies raras.
Domingo, partindo do parque de campismo do Merujal, fizemos um belíssimo percurso circular, passando pela célebre cascata da Frecha da Mizarela e pela aldeia de Castanheira, perto da qual se aprecia o fenómeno geológico das pedras parideiras. Contornando o Monte Calvo e a Portela da Anta, descemos depois o alto Caima para Albergaria da Serra, de onde regressámos ao Merujal.
Trilho da Frecha da Mizarela, 19.04.2009
Ao longo do Alto Caima, Serra da Freita, 19.04.2009
15 dias depois, de 1 a 3 de Maio, descemos às terras de Barrancos e de Santo Aleixo da Restauração, em nova actividade caminheira, com uma caminhada no sábado entre o Monte da Coitadinha e o Monte da Encomenda, passando pelo célebre Castelo de Noudar, e no domingo na Serra da Adúa, próxima de Santo Aleixo, onde aliás terminámos ... com uma espectacular exibição de cantares alentejanos, por parte de um grupo que integrava os nossos anfitriões e organizadores da actividade.
Castelo de Noudar, Barrancos, 1.05.2009
Alentejo florido: Rio Ardila, 1.05.2009
Em terras de Sto Aleixo da Restauração, 2.05.2009
Momentos mágicos... nas ruas de Sto Aleixo, 2.05.2009

29/08/2011

Sem comentários: