Este blog está programado e paginado para Microsoft Internet Explorer. Noutros browsers, é natural alguma desconfiguração.

sábado, 16 de outubro de 2010

Das aldeias do xisto ao Alto Douro vinhateiro
e ao Buçaco

No rescaldo do turbilhão de sentimentos de revolta pela tragédia que se tinha abatido sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Setembro de 2010 proporcionou-se conhecer um outro grupo de caminhadas e percursos pedestres, o CAOS. Há mais de um ano que não participava em actividades do CAAL, desde os cimos de Mogadouro e Montemuro; e quis experimentar outro grupo. Sinceramente, gostei. Mas os moldes do CAOS são diferentes: não há autocarro, as pessoas organizam-se e juntam-se para participarem nas actividades calendarizadas ou noutras que vão surgindo.
Subindo o vale da Ribeira de Quelhas,
Coentral,  11.09.2010
E assim foi: sem nos conhecermos previamente, eu e duas caminheiras combinámos via site do grupo deslocarmo-nos em conjunto para Figueiró dos Vinhos, onde no fim de semana de 11 e 12 de Setembro iam decorrer duas caminhadas, a de sábado nas faldas da Serra da Lousã, junto à aldeia do Coentral, e a de domingo junto à aldeia de Cumeeira. As caminhadas foram complementadas com uma visita e um almoço convívio na típica aldeia de Casal de S. Simão ... de onde eram naturais os organizadores. E o fim de semana contou ainda, ao entardecer de sábado, com uma tentativa de ver e/ou ouvir os veados que povoam a Serra da Lousã. Foi uma espera inglória ... mas proporcionou agradáveis momentos de silêncio e de comunhão com a serra.
Descendo do Santo António da Neve, 11.09.2010
Clique para ver o álbum
À espera que os veados bramem..., Serra da Lousã, 11.09.2010

                                                             
Uma semana depois estava no Alto Douro com os Caminheiros Gaspar Correia. A 18 e 19 de Setembro, o destino era Vila Real, o Santuário de Panoias e as terras vinhateiras de Santa Marta de Penaguião, com uma bela caminhada pelas faldas da Serra do Viso.
A caminho do Miradouro de S. Pedro de Fontes, Santa Marta de Penaguião, 19.09.2010
Também com a minha "família" caminheira, a 16 de Outubro estava na Serra do Buçaco, subindo da vila à Cruz Alta e, depois, na zona dos moinhos da Serra do Buçaco, entre as aldeias de Aveledo e Carvalho.
18/09/2011

Sem comentários: